domingo, 29 de março de 2009

Artistas fazem história em Parnaíba ao realizar audiência pública




Considerada um sucesso por parte de seus organizadores, a audiência pública, realizada semana passada na Câmara Municipal de Parnaíba. Pela primeira vez a classe artística composta por atores, atrizes, diretores teatrais, músicos, dançarinos, poetas, cineastas etc, solicitaram a realizão duma audiência pública. O ato entra para a história deste município, pois nunca havia ocorrido um evento desta natureza.

Personalidades como Ronaldo Prado (presidente em exercício da Câmara Municipal), Fernando Gomes (vereador), Evalto Linhares (vereador), Diogenes Meireles (presidente da subsecção da OAB-Parnaíba), Arlindo Leão (secretário de Cultura), Fábio Bevilaqua (coordenador da Fundac), Abdoral Furtado de Melo (presidente da ACP) e Jone Clay Macedo (presidente do SATED-PI), compareceram a solenidade.

Artistas como Teófilo Lima, Aline Bacelar, Clécio Albuquerque, Roberto Júnior e os poetas Daniele Ciarline e Italo Furtado, fizeram-se presente.


Na audiência pública foi apresentado aos vereadores, artistas e comunidade em geral, uma proposta de lei de incentivo a cultura local, que poderia levar o nome de Filomena Bezerra (dona Lozinha), que muito contribuiu com trabalhos teatrais e dança na cidade. Houve a exibição dum slide, resultado de pesquisas por membros da citada comissão, sugerindo possíveis locais para edificação do teatro municipal.

O vereador Cardoso (PT) foi escolhido pelos artistas para se responsabilizar pelo projeto de Lei de incentivo a cultura. Cardoso vai analisar o projeto de Lei, fazer algumas adequações e correções se necessário.

O vereador Gerivaldo Benício, disse que há uma lei de incentivo a cultura (Jeanete Souza). O edil acredita que a mesma esteja ultrapassada e que precisa ser revista e adequada a realidade de hoje.

Humberto Alencar, presidente do Ponto de Cultura, acredita que ainda em 2009, esse projeto de Lei será aprovado pelos vereadores de Parnaíba, bem como o prefeito Zé Hamilton oficializar a construção do teatro neste município. “No dia 19 de outubro em 2008, entregamos reivindicações para edificação desta casa de espetáculos tanto para o prefeito Zé Hamilton, quanto ao governador Wellington Dias e, ambos acataram a idéia”, disse Alencar.

José Wilson, representante do J.W. Produções Artísticas, disse que a categoria está buscando ter uma audiência com o prefeito ou o vice-prefeito para falar sobre o assunto. “Até o momento essa reunião não foi possível, devido compromissos de Zé Hamilton e Florentino Veras. Nós temos fé e vamos conseguir não somente conversar com eles, como teremos o nosso teatro”, enfatizou o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário